TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SKINCARE - Sara Parisi - Dicas de Beleza

quinta-feira, julho 16, 2020

TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SKINCARE

      Atualmente a argila é um dos itens mais utilizados na skincare, mas muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o assunto: qual é a função da argila? Para que serve a argila? qual a melhor argila para clarear a pele? Para que serve a argila verde? Quais as melhores argilas para o rosto? São tantas perguntas, né?!
      Por ser fácil de encontrar e com bom custo x benefício, vale a pena aprender mais sobre seu uso, alguns dos principais benefícios da argila são: efeito tensor, remineralização da pele, combate à oleosidade, ação cicatrizante.
      Seu uso para o tratamento da pele já é muito antigo, há registros de tratamentos com argila desde o Egito antigo! Veja abaixo os tipos de argila e como usar na skincare.     

TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SUA SKINCARE

 Como a argila funciona na pele? 

      A Argila é um material natural, terroso, de granulação fina, e ao ser colocado em contato com a água adquire elasticidade, permitindo a aplicação na pele. Por ter um formato octaédrico se torna um excelente carregador de outros ativos, como os nano cosméticos. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializadores de determinados efeitos, de acordo com sua concentração.
      

      O octaedro é um poliedro de 8 faces. Tem 6 vértices e 12 arestas. Pode também ser chamado bipirâmide quadrada. 

     Agora vamos conhecer os tipos de argila e como usar na skincare, existem 07, os quais irei mencionar brevemente, podemos abordar cada uma de forma específica em outras postagens! Deixe sua sugestão ou dúvida nos comentários. 

       Lembre-se: antes de iniciar qualquer tratamento procure um profissional da estética! 


Tipos de argila: 


1. Argila Vermelha: 

      Sua composição possui óxido de ferro em grande quantidade, o que confere propriedades tensoras. A argila vermelha também possui cobre que é importante para a respiração celular. Na estética facial trabalha para regular o fluxo sanguíneo, proporcionando uma pele suave.

2. Argila Branca: 


      Possui alumínio em grande quantidade, o que proporciona efeito cicatrizante;  Facilita a circulação sanguínea e promove ação antisséptica, atua no combate à acne, proporciona clareamento e tônus geral na pele. 

3. Argila Rosa  

      Mistura da branca e da vermelha, tem efeito antioxidante e calmante, usada para pele secas e sensíveis.

4. Argila Verde ou Acinzentada: 

 TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SUA SKINCARE
    
   É rica em silício e zinco, tem efeito sebo-regulador e purificante, para tratamentos corporais pode ser usada no combate a celulite e flacidez. 

5. Argila Preta ou Lama Negra: 

TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SUA SKINCARE
    
      É encontrada em grandes profundidades, vem associada a materiais orgânicos e água, formando uma lava viscosa de cor escura. É uma das mais raras argilas, possui propriedades anti-inflamatórias e  cicatrizante.

6. Argila Roxa: 

      Rica em magnésio, favorece a síntese regeneradora do colágeno, ideal para manter a pele com aspecto jovem. Além disso nutre as células e facilita a eliminação de toxinas para o meio extracelular.

7. Argila Amarela: 

TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SUA SKINCARE
                                 Créditos: Mulher foto criado por pressfoto - br.freepik.com 
      
      Com uma grande concentração de silício, atua como remineralizante do colágeno da pele, atua na nutrição e reconstrução celular. Na estética é usada por sua ação purificadora. 

      Ufa!! Eu quis deixar bem completinho nessa postagem para futuras referências! 
      Para minha pele, que é mista, as argilas que mais uso são a verde (zonas oleosas) e a rosa (zonas normais ou secas). 

TIPOS DE ARGILA - COMO USAR NA SKINCARE

Como usar a argila na skincare: 

1. Limpeza da pele: lave o rosto com sabonete próprio para o seu tipo de pele, assim os ativos poderão penetrar melhor! 

2. Preparando a argila: em um recipiente limpo (seria ideal deixar um apenas para isso) coloque 1 medida de argila + 1/2 medida de água filtrada, você também pode usar óleos essenciais para trazer mais benefícios (melaleuca, lavanda, etc), ela deve ficar no ponto de pomada. Misture usando uma espátula plástica ou de bambu, tipo palito de sorvete, evite usar colheres de metal. 

3. Aplicação: com as mãos limpas ou um pincel, passe delicadamente formando uma camada fina em todo o rosto, ou nas áreas em que você deseja o efeito da máscara, não aplique na região dos olhos e da boca; 

4. Remoção: aguarde em torno de 20 minutos e depois lave o rosto com água fria ou em temperatura ambiente, para finalizar utilize seu hidratante habitual. 

Atenção: faça a máscara no máximo 2 vezes na semana, em dias espaçados, o uso sem moderação pode deixar a pele sensível e provocar efeito rebote! 


Onde comprar argila? 

      A maioria das casas de produtos naturais vendem a argila em pó, para que você faça o preparo em casa, o valor varia entre R$8 a R$10 o pacote com 500g. O que é um custo x benefício excelente, já que para fazer 1 aplicação a quantidade é utilizada é bem pequena. 


      Para escrever esta postagem eu usei como referência este artigo.

Continue lendo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Instagram ♥